Casinha de Papel
Como começou
Quando eu era criança gostava de inventar meus próprios bonecos de papel, ficava horas desenhando e colorindo looks para minhas bonequinhas. Outra brincadeira que gostava muito, era fazer uma cidade com meus brinquedos pequenos. Criava famílias que tinham suas histórias de vida, tipo uma novelinha. Muitos personagens que eu desenho, vieram de brincadeiras da minha infância.
Para quem não me conhece eu abri um estúdio em que dou aulas artísticas desde 2018, e como tenho contato com as crianças, eu observo quais brincadeiras e desenhos estão na moda. E de uns quatro anos pra cá reparei que os bonecos de papel estão de volta e que eram uma atividade muito legal de fazer com as crianças em sala de aula.


Desenvolvimento
Eu e minhas amigas, Milli e Letícia, nos unimos para abrir um Studio em que criamos histórias em quadrinhos e nossas últimas publicações fora voltadas para o público infantojuvenil. E para expandir o universo dessas histórias, temos pensado e pesquisado sobre produtos que podem ser vinculados com nossos personagens. Unindo minhas observações em sala de aula mais nossos livros comecei a pesquisar sobre brinquedos que davam para ser feitos com papel, por ser um material fácil de encontrar sem altos custos.
Primeiro peguei um modelo de base e fiz um quarto genérico, sem tema para levar nas aulas. Como tive bom retorno dos alunos e de alguns pais sobre as casinhas, passamos a desenvolver os cômodos inspirados em dois personagens dos nossos livros: o Bolita, um porquinho-da-índia e o Cacau, um gatinho.

Quarto genérico colorido por uma aluna.
Primeiro modelo
Para desenvolver a pintura dos alunos na aula, pensei no primeiro modelo para colorir. Montei a arte em cima de um molde para caber em um A4 e fiz um teste em papel sulfite para entender como montar de uma maneira em que os cômodos possa virar um livro pop up. Na primeira ideia teriam portar nos cômodos, mas acabei tirando para ter mais espaço para os móveis.

Banheiro do Bolita para colorir.
Casinha com tema
Conforme os testes feito em sala de aula e pensando nos produtos vinculados a história começamos a desenvolver a casinha para nossos personagens. Usamos o molde inicial de base e modificamos os móveis conforme o tema das histórias. Pensamos que os cômodos poderiam ser vendidos separados, para que cada pessoa montasse a casinha da maneira que quisesse. Além de dois temas, as casinhas tem opção para colorir e as que já são coloridas. Percebi que alguns alunos preferem só montar e brincar ao em vez de pintar.

Porta livro Bolita
Finalização
Como queríamos apresentar nosso projeto no evento Comic Market preparamos kits para vender. Cada kit tinha os quatro cômodos de cada histórias, além de personagens para brincar junto da casinha. E para quem transformar sua casinha em livro, fizemos um modelo em que pode ser guardada a casinha fechada. Tinha opção de comprar o cômodo separado ou o kit, escolhendo o personagem e se seria colorido ou para colorir. Foi impresso em sulfite 120g, para ficar mais resistente e não ser tão duro para montar. Nos testes fiz em 180g e percebi certa resistência do papel para ser dobrado. O kit era vendido dentro de um envelope em papel Kraft e com QR Code que leva para vídeos no Youtube ensinando como montar sua casinha.
Algumas imagens das casinhas feita em sala de aula.









Casinha do Bolita e do Cacau montadas para teste.









Links Relacionados
Obrigada por conhecer um pouco sobre nosso projeto Casinha de Papel. Quem quiser adquirir a versão colorida temos disponível o PDF para venda no hotmart, em breve vamos colocar mais temas e na versão para colorir. Nos acompanhe nas redes sociais para ficar por dentro das novidades.
Projetos
Livro de Colorir
por

Com a febre dos livros de colorir decidi fazer um para vender na feirinha da minha cidade. Escolhi o tema de lanchinhos pensando em algo que não tivesse tantos detalhes em cena para pintar, para aqueles que gostam de algo mais simples e rápido. Também adicionei nas páginas retângulos pequenos para a pessoa testar a cor ou fazer a paleta de cores da ilustração. Fiz alguns esboços dos desenhos no caderno e depois finalizei no digital, escolhi o papel offset 180g para imprimir na minha impressora jato de tinta. Para finalizar cortei com a guilhotina da Mimo e encadernei na gráfica da minha cidade. São 10 páginas no tema de lanchinhos no tamanho A5. Próximo passo será para venda digital das páginas, estou pensando em qual plataforma publicar. Quando decidir, disponibilizo o link por aqui.




Deixe um comentário